quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Tarte de limão merengada


Receita retirada da revista "Mulher Moderna" - de há já alguns anos - especial Doces de Natal.

Ingredientes:

250 gr. de bolacha tipo maria
200 gr. de margarina
50 gr. de miolo de avelã picado
1 lata de leite condensado
1 limão grande (raspa e sumo)
2 ovos
70 gr. de açúcar

1. Esmague as bolachas. Junte a margarina derretida e o miolo de avelã, mexa bem. Com esta mistura forre uma tarteira, pressionando bem. Leve ao congelador cerca de 30minutos.

2. Misture o leite condensado com o sumo e a raspa de limão e quando estiver bem misturado, junte as gemas, batendo bem entre cada adição. Verta o preparado sobre a base e leve a meio do forno, a 180 graus durante 25 minutos.

3. Bata as claras em castelo, juntamente com o açúcar. Coloque por cima da tarte e leve a gratinar no forno, aproximadamente cinco minutos.
Atenção para não deixar queimar (a minha tarte tarte queimou ligeiramente as pontinhas do merengue, mas não foi por isso que deixou de se comer...eheheheh

Foi um sucesso!


Sabia que...
O limão ajuda a combater o cansaço e a depressão, através da sua riqueza em vitamina C. Para além disso, este citrino reforça as defesas imunitárias.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Bacalhau com crosta de broa de milho



Ingredientes: (6 pessoas)

6 postas de bacalhau;
1 pimento vermelho
3 cebolas;
1 Kg de broa de milho;
dentes de alho q.b.;
2 folhas de louro;
azeite q.b.

Preparação:

Em primeiro lugar, esfarelar a broa muito bem, juntar azeite suficiente para que fique ensopadinho, uns dentes de alho picadinhos e misturar tudo muito bem. Depois colocar num tabuleiro de barro, a cebola e o alho cortados às rodelas, o louro partido em pedacinhos e o pimento em tiras. Colocar as postas de bacalhau previamente demolhado, em cima e regar generosamente com azeite. No final colocar uma camada de broa por cima e calcar bem para que adira ao bacalhau e levar então ao forno bem quente durante uns 45m.

Acompanha com batatas a murro, salteadas com azeite e dentes de alho esmagado.

Delicioso!