terça-feira, 28 de abril de 2009

Vitalidade para o cabelo

O cabelo é alimentado através da raíz. No entanto, o frio, o calor e o ar condicionado estragam o cabelo. deixando-o seco, sem vida e quebradiço. É por isso que a aplicação de um bom creme pode fazer autênticas maravilhas. Após uma primeira lavagem do cabelo, distribua o creme morno por toda a cabeleira - e não pelo coro cabeludo -, com especial incidência nas pontas. De seguida, coloque uma touca de banho e envolva a cabeça numa toalha, para que se mantenha quente. Deixe actuar durante, pelo menos 1 hora. Por fim, lave bem a cabeça, utilizando um champô suave.

ÓLEO DE ERVAS

Com 1/4 de litro de azeite extraído a frio, regue 2 ou 3 pezinhos de tomilho, 1 pezinho de alecrim e 1/2 punhado de folhinhas de bétula,adquiridas na farmácia. Conserve esta mistura num local escuro e fresco durante 1 a 4 semanas. Escorra o óleo por um passador e comprima bem as ervas. Amorne apenas a quantidade de óleo necessária antes de utilizar.

CREME DE OVO E ÓLEO

Conforme o comprimento do cabelo, misture 1 ou 2 gemas de ovo com 1 ou 2 colheres de chá de óleo de gérmen de trigo extraído a frio. Aqueça ligeiramente esta mistura e massaje com ela as pontas do cabelo.

E para terminar esta sessão dedicada à beleza, aqui vos deixo umas receitas para cuidar do cabelo.

Se depois de experimentarem estas magníficas dicas quizerem deixar aqui o vosso comentário...

Cuidados naturais para o corpo

Se deseja fazer alguma coisa pelo seu corpo então o ideal será uma combinação de massagens e de um bom banho de imersão. A temperatura da água do banho deve oscilar entre os 37 e os 39 graus. Evite permanecer dentro de água mais do que 15 a 20 minutos, pois os banhos de imersão muito demorados e com água demasiado quente lixiviam a pele, em vez de cuidarem dela. Durante o banho, mergulhe uma toalha na água e cubra o rosto com ela. Repita a operação várias vezes. Este gesto provoca a abertura dos poros, o que facilitará a limpeza da sua pele. Para terminar, e muito importante, após o banho aplique uma máscara facial caseira e deite-se sossegadamente durante meia-hora. Os óleos extraídos a frio, especialmente os óleos de gérmen de trigo, de sésamo e o azeite, são óptimos para a pele e não contêm aditivos. O óleo de borragem é especialmente eficaz para o tratamento de pele estragada.

PARA PELE SECA

Antes do banho, massaje todo o corpo com óleo de gérmen de trigo - partindo sempre das extremidades em direcção ao coração.Encha a banheira com água e junte-lhe 3 litros de soro de manteiga ou de leite.

PARA PELE OLEOSA E COM IMPUREZAS

No duche, massaje o corpo com farelo de trigo. De seguida, misture 1/2 l de vinagre de fruta à água do banho.

Como vos tinha prometido aqui vos deixo mais umas dicas para cuidar do vosso corpo.

Fonte: Livro - Receitas para a Beleza

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cuidados naturais para a pele

A pele respira pelos poros, elimina impurezas e absorve substâncias benéficas. Os óleos vegetais extraídos a frio, a fruta, os legumes e o leite e derivados albergam várias substâncias que produzem um efeito multifacetado sobre a nossa pele. Mais eficazes, porém, são os cremes e as máscaras caseiros, confeccionados com uma mistura de ingredientes frescos. Estas máscaras caseiras são aplicadas no rosto, no pescoço e na zona do colo. Após a sua aplicação, devem ser cobertas com um pano húmido e deixadas actuar durante 20 a 30 minutos. O seu efeito será ainda maior se se deitar e descontrair. Retire a máscara com água morna e aplique um creme de seguida. As quatro máscaras faciais caseiras que se seguem são pensadas para os diferentes tipos de pele. Todas elas são inócuas, pelo que podem ser aplicadas 1 a 2 vezes por semana.

PARA TODOS OS TIPOS DE PELE: Máscara caseira de pêssego


Escolha um pêssego maduro e aromático, por ser mais eficaz. Descasque-o, corte-o em pedaços pequenos e esmague-o com um garfo. Esta máscara refresca e alisa a pele.

PARA PELE SECA: Máscara caseira de abacate


Descasque um abacate maduro, acrescente umas gotinhas de sumo de limão e uma colher de chá de óleo de borragem e reduza a puré. Este creme nutre e revitaliza a sua pele.

PARA PELE OLEOSA: Máscara caseira de pepino ou chucrute


Lave e descasque o pepino e corte-o às rodelas finas. Esta máscara refresca e alisa a pele. Em vez de pepino pode utilizar chucrute fresco (disponível em casas de produtos dietéticos), que actua como adstringente e anti-inflamatório.

PARA PELE ENFRAQUECIDA: Máscara caseira sueca


Escorra três colheres de sopa de queijo quark magro, junte-lhe 1 colher de sopa de sumo de limão, 1 colher de sopa de soro de leite ou soro de manteiga e 1 colher de chá de óleo de gérmen de trigo. Mexa até obter um creme. Esta máscara revitaliza e alimenta a sua pele.

Esta informação foi retirada de um livro que comprei há já alguns anos - "Receitas para a Beleza", da autora Dagmar von Cramm (baronesa de Cramm), formada em Nutricionismo e desde 1996 membro da direcção da Associação Alemã de Nutrição.

Pensei em partilhar com todos vós estas informações úteis e estas receitas simples para a beleza, para que fiquem aindas mais irresistíveis e prometo que aos poucos colocarei aqui mais receitas para a beleza, bem como receitas para vos dar mais energia.

Disfrutem de todos os cuidados para uma pele saudável!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Espargos verdes com ovos e presunto



Ingredientes:

1 molho de espargos verdes
1 fatia grossa de presunto
6 ovos
sal q.b.
pimenta q.b.
azeite q.b.

Arranjar e lavar os espargos (não esquecer de cortar a parte mais rija da base), depois cortar em pedaços, deixando de parte as pontas dos espargos. Num fio de azeite, saltear os espargos e só passado uns 5m. é que se adicionam as pontas e deixar saltear mais um pouco.
Retirar para um prato os espargos. Na mesma frigideira, colocar mais um fio de azeite (caso seja necessário) e fritar os ovos previamente batidos aos quais se adicionou também o presunto cortado em cubinhos. Quando os ovos estiverem quase prontos, adicionar os espargos e envolver tudo muito bem. Rectificar os temperos e voilá!

Para uma entrada ou simplesmente para uma refeição mais ligeira é sem dúvida muito bom.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Poejo



Há precisamente um mês fui passar um fim-de-semana a "Salvaterra do Extremo", aliás uma zona magnífica, e num piquenique que fizémos à beira-rio apanhei estes pézinhos de poejo e vejam só como passado um mês eles se tornaram tão lindos e espigadotes.

Será que o resto da malta que tembém levou para casa poejo e outras ervinhas aromáticas, tiveram o mesmo resultado? Se passarem por aqui digam qualquer coisa, ok?




O poejo (Mentha pulegium) é uma das espécies mais conhecidas do género Mentha. Da família Lamiaceae, é uma perene cespitosa de raízes rizomatosas que cresce bem em sítios húmidos ou junto de cursos fluviais, onde pode ser encontrada selvagem entre gramíneas e outras plantas.
Os seus erectos talos quadrangulares, muito ramificados, podem chegar a medir entre 30 a 40 cm. As folhas são lanceoladas e ligeiramente dentadas, de cor entre os verdes médio e escuro. Dispõem-se opostamente ao longo dos talos. As diminutas flores rosadas nascem agrupadas em densas inflorescências globosas.

Origem

Esta planta aromática, de crescimento espontâneo, é conhecida há séculos em todo o Mediterrâneo e Ásia ocidental pelas suas propriedades carminativas, relaxantes e até como emenagoga quando tomada em infusão. Por extracção de um óleo essencial, também pode ser usada em aromaterapia

Etimologia

O termo pulegium, que deriva da palavra latina pulex (pulga), deve-se ao antigo costume de queimar poejo no interior das casas para repelir estes insectos.

Utilização

Expectorante, contra a gripe, tosse crónica, calmante para o sistema nervoso, constipações, insónias, dores reumáticas, acidez do estômago, fermentação, enjôo, bronquite e asma.

E é claro que também em muitos pratos deliciosos!

Curiosidades

Na Nova Inglaterra, é conhecido como folha da bíblia.


Fonte: Wikipédia

domingo, 19 de abril de 2009

Vivo...

Vivo o canto do pássaro
Que voa sem receio.
A lua que ilumina
Com seu olhar cheio.

Vivo o vinho que bebo
E me conforta
Cada silêncio que ouço
E me derrota…

Vivo a criança
Que em mim habita
O choro que a lágrima
Agita

Vivo os amigos de sempre
Que em meu coração moram
Mães que sentem
E por seus filhos choram

Vivo pelos outros
Vivo por mim
Vivo para os outros
O que esperam de mim?

Vivo intensamente
Sem saber
Na esperança
De nunca esquecer.

Vivo o momento
Que me convêm
As guerras
Que ninguém detêm

Vivo o choro da criança
Que o mundo esquece
O esplendor do sol
Que minh´alma aquece

Vivo o Amor
Que não se explica
E o poema
Que em mim grita

Vivo angústias alheias
Para as minhas esquecer
Cada manhã…
Para não me perder.

Autoria: Paula Chorão

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Bacalhau Recheado com Presunto




Nesta segunda-feira passada fiz um jantar especial para o meu querido marido que fez mais um ano e optei por fazer este prato, porque bacalhau é sempre do agrado de todos.
Gosto sempre de variar de receitas, desta vez escolhi uma da revista "Receitas do Chefe", que diga-se de passagem ficou uma delícia, pois as castanhas dão-lhe um toque especial, assim como o presunto. Mas tenham sempre em atenção que o bacalhau tem de ficar bem demolhado, no mínimo 48h, no caso do bacalhau ser alto.
Quanto à decoração é facultativa, depende do gosto, no meu caso preferi levar o tabuleiro de barro directamente para a mesa.

Ingredientes
(4 pessoas)

4 postas altas de bacalhau bem demolhadas
4 fatias de presunto
2 dentes de alho
4 fatias de broa (mistura milho e centeio)
1 ramo de salsa
1 gema
1 cebola
800 g de castanhas sem pele (usei congeladas)
Sal
Pimenta
1,5 dl de azeite

Decoração

2 rabanetes
Salsa fresca

Preparação

Abra as postas de bacalhau no sentido longitudinal e recheie-as com uma fatia de presunto. Coloque numa picadora os alhos, a broa, a salsa e a gema. Triture tudo e cubra as postas de bacalhau com este preparado. Transfira para um tabuleiro refractário, onde previamente dispôs a cebola cortada às rodelas. À volta, junte as castanhas temperadas com sal e pimenta. Regue tudo com o azeite e leve ao forno durante cerca de 35 minutos, a 200 graus. No final, decore os pratos com os rabanetes cortados às fatias e ramos da salsa fresca.

Obrigada chefe pela receita!


Migas de Couve



Apesar do bacalhau ter broa não quiz deixar de fazer também estas migas de couve para acompanhar, pois o pessoal adora.

Ingredientes

250 g de couve-galega ou portuguesa
alho a gosto
1 dl de azeite
1 broa de milho pequena

Preparação

Corte a couve em juliana e escalde-a. Entretanto, descasque e pique os dentes de alho, refogue-o no azeite. Migue a broa e junte-a ao azeite, bem como a couve reservada e tempere com sal e pimenta. Salteie tudo e sirva.

Adooooooro migas de couve, também acompanha muito bem com carne.

Se experimentarem digam de vossa justiça.
Bom apetite!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ameijoas ao natural



Para dar início a uma refeição, não há melhor e para além disso, é super simples e rápido de fazer.

Amejoas q.b.
Alho q.b.
Azeite q.b.
coentros q.b.

Basta colocar azeite suficiente na frigideira ou na cataplana e deitar o alho picado para fritar um pouquinho, depois juntar as ameijoas e tapar com a tampa e logo que estas abram significa que já estão prontas. Depois é só polvilhar com coentros picados e com sumo de limão.

De lamber os dedos!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pescada com natas




Mais um prato que fiz para esta Páscoa...já todos conhecem o famoso bacalhau com natas só que em vez de bacalhau utilizei pescada e ficou divinal. Prefiro confeccionar eu própria o molho béchamel, mas quem quizer pode comprar já feito, pois torna-se bem mais rápido.

Toda a família adorou...tive de tirar o tabuleiro de barro da frente da minha mãe senão ela comia tudo...eheheheh

Ingredientes:

800 grs. de pescada fresca ou congelada
700 grs. de batatas
5 dl de Molho Béchamel
2 gemas de ovos
pimenta moída na altura q.b.
noz-moscada ralada q.b.
1 colher de sobremesa de uma boa mostarda
2 dl de Natas
3 cebolas médias
1 dente de alho picado
sal q.b.
margarina q.b.
pão ralado q.b.
azeite q.b.

Confecção:

Tempere a pescada com sal.
Coza-a em água temperada com sal.
Corte as batatas aos cubos pequenos e frite-as em óleo.
Depois da pescada cozida, limpe-a das espinhas e peles.
Descasque a cebola e corte-a em meias-luas finas.
Refogue ligeiramente em azeite, juntamente com o alho picado.
Quando a cebola ficar transparente, junte a pescada e salteie-a.
Tempere o molho Béchamel com sal, pimenta, noz-moscada e mostarda.
Junte as gemas e as Natas, envolvendo bem.
No fundo de um pirex, disponha uma camada de batatas e por cima, espalhe a pescada.
Tape com as restantes batatas e cubra tudo com o molho.
Polvilhe com pão ralado e umas nozinhas de margarina.
Leve ao forno para alourar.
Sirva quente acompanhada com uma salada verde.

Bom apetite!

Tarte de morango



Como aprecio imenso morangos decidi fazer esta Tarte agora para Páscoa e posso dizer-vos que ficou muito saborosa, pois até o meu pai que não aprecia doces...adorou.


Ingredientes (tarte):

250 g de farinha
75 g de açúcar
uma pitada de sal
125 d de margarina
1 ovo

Ingredientes (recheio):

2 ovos
80 g de açúcar
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de margarina
meio limão
2,5 dl de leite
300 g de morangos
2 colheres de sopa de geleia
2 colheres de sopa de água

Preparação (Tarte):

Junte a farinha, o açúcar, o sal, a margarina e trabalhe a massa com os dedos até obter uma areia grossa, junte o ovo batido e envolva tudo rapidamente sem amassar, tape a massa e deixe-a descansar durante 30 minutos, pelo menos.
Estenda a massa com a ajuda do rolo e de farinha.
Com a forma de tarte sobre a massa e uma faca bem afiada corte um circulo com mais 3 cm que a forma. Coloque a massa na forma de modo a cobrir o fundo e as paredes.
Pique o fundo e ponha por cima um quadrado de folha de alumínio.
Encha com feijão seco e leve a cozer em forno médio (175º) durante cerca de 25 minutos.

Preparação (Recheio):

Prepare um creme de pasteleiro com os ovos, o açúcar, a farinha, a margarina, o sumo e raspa de limão; quando a massa se apresentar bem fofa e homogénea, dissolva-a com leite fervido com uma vagem de baunilha ou uma casca de limão.
Deite este creme na caixa de tarte e disponha por cima os morangos.
Derreta a geleia com a água e pincele os morangos com esta geleia.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Bola de carne à Jorge





Esta bola de carne foi feita agora na Páscoa pelo meu querido pai, que apesar da idade avançada que tem ainda se dispõe a fazer estas coisas...não segue quaisquer receitas, simplesmente mete as mãos na massa e o resultado final é o que podem ver nas fotos e posso dizer que ficou super deliciosa.
Infelizmente não posso disponibilizar a respectiva receita, pois não tive tempo para a anotar.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Penha Garcia - Rota dos Fósseis

A natureza pode ser um bálsamo revigorante, que transforma qualquer tristeza, agonia, stress..., num estado meramente passageiro e ficcional.



Lenda
O castelo de "Penha Garcia" está ligado a uma lenda, que conta o rapto da filha do governador de Monsanto, D. Branca, pelo alcaide do Castelo de Penha Garcia, D. Garcia.
Perseguido pelo pai da jovem, acabaria por ser capturado, incorrendo na pena de morte, todavia D. Branca, apelou ao pai o perdão para o raptor, que em vez da pena de morte, o condenou a ficar sem um braço.
Segundo a lenda, o decepado continua a vaguear pelas torres do castelo.


Altamente aconselhável a visita a este paraíso perdido no tempo!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Monsanto da Beira



Alguns tópicos importantes relacionados com a história de Monsanto da Beira:

Monsanto, ou Monsanto da Beira, é uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova. Foi sede de concelho entre 1174 e o início do século XIX.
A presença humana neste local data desde o paleolítico e a arqueologia diz-nos que o local foi habitado pelos romanos, no sopé do monte.Também existem vestígios da passagem visigótica e árabe.
O Foral foi concedido pela primeira vez em 1174 pelo Rei de Portugal e rectificado, sucessivamente, por D. Sancho I (em 1190) e D. Afonso II (em 1217).

Pela sua autenticidade, foi considerada (através de concurso) pelo Secretariado Nacional de Informação, em 1938, a aldeia mais portuguesa de Portugal com a atribuição do galo de prata.


Lenda do Castelo de Monsanto

Em tempos que já lá vão, após um prolongado cerco a Monsanto, os seus defensores desesperavam de se livrar do inimigo e encaravam com tristeza e mágoa a humilhação de uma próxima rendição pela fome. Da grande quantidade de viveres com que se haviam refugiado no Castelo restava apenas uma bezerra e uma Quarta de trigo. Foi então que uma mulher idosa se lembrou de dar o trigo à bezerra e de atirar do alto do cabeço aos sitiantes que no fundo da encosta esperavam a hora da rendição dos valentes defensores de Monsanto. A vitela ao rebentar lá em baixo pode mostrar o trigo com que a haviam alimentado, dando a ideia de que a praça se não entregaria pela fome. Enganando por este estratagema, o chefe inimigo manda levantar o cerco deixando os monsantinos em paz. Para comemorar este facto ainda hoje os rapazes e as raparigas de Monsanto, envergando fatos antigos, sobem ao Castelo acompanhados de muito povo, cantando e dançando ao som do harmónio e dos adufes e glorificando a Divina Santa Cruz. Das suas muralhas lançam um pote de barro, caiado de branco e enfeitado de flores, símbolo de bezerra dos seus antepassados.
Também nesse dia as raparigas levam nas mãos bonecas feitas de trapos, as "marafonas" vestidas à moda antiga. Simbolizam para uns as mulheres de Monsanto dançando e cantando após a libertação do cerco e para outros as reminiscências de um culto pagão muito antigo. Esta festa realiza-se no dia de Santa Cruz (3 de Maio) se for domingo, ou no Domingo seguinte em caso contrário.

Fonte: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Piquenique em "Salvaterra do Extremo"


Poderia aqui divagar em torno da localização geográfica de "Salvaterra do Extremo", sobre suas origens, sua geologia, seus costumes ou gatronomia..., no entanto julgo que ao visitarem o site: http://www.casadoforno.com.pt/, podem para além de ficarem a conhecer a casa onde nos instalámos nesse magnífico fim-de-semana, adquirir igualmente informações úteis de toda uma zona pronta a ser disfrutada e explorada em todo o seu esplendor.

Para tornar as informações mais consistentes, para além das fotos que eu própria captei e que podem ser visualizadas no slide acima exposto, existem igualmente nesse mesmo site, fotos que comprovam a nossa passagem por "Salvaterra do Extremo",ao clicarem em: "Fim-de-semana da árvore e da água", assim como, várias fotos relacionadas com as diversas actividades de lazer desenvolvidas na zona ao longo do ano.

Passem por lá, que não se irão arrepender!