sábado, 23 de janeiro de 2010

Beringelas Recheadas com Carne Picada

Como prometido, aqui vos deixo mais uma outra receita de beringelas, neste caso com recheio de carne. Espero que gostem!


 
Posted by Picasa


 
Posted by Picasa


Ingredientes:

2 beringelas
2 dentes de alho
2 cebolas
350 g de carne de porco picada
2 tomates maduros
1/2 pimento verde
margarina
sal e pimenta
1 colher de café de hortelã seca
azeite q.b.
queijo ralado q.b.

Preparação:

Corta-se as beringelas ao meio no sentido longitudinal, colocam-se em água temperada com sal durante 20m tempera-se com sal e deixa-se a escorrer com a parte cortada virada para baixo. Descasca-se e pica-se finamente os dentes de alho e as cebolas e leva-se ao lume com a margarina até a cebola estar amarela. Junta-se a carne picada e mistura-se muito bem, manter em lume brando mexendo de vez em quando, até a carne estar cozinhada. Passa-se as beringelas por água fria corrente e retira-se a polpa sem ferir a casca. Corta-se a polpa em cubinhos e junta-se à carne. Tempera-se com sal, pimenta e junta-se a hortelã seca. Colocam-se as beringelas num tabuleiro e recheiam-se com o preparado de carne. Rega-se com o azeite e polvilha-se com queijo ralado. Leva-se ao forno a gratinar.

Uma delícia!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Beringelas recheadas com atum

Aqui está uma receita que já há muito tempo que não fazia e já tinha saudades. Necessita de algum tempo disponível para o seu preparo, mas vale realmente a pena experimentar para quem gosta de beringelas. Para quem não aprecia atum, existem outras variantes de recheio que em outra ocasião colocarei aqui disponível.

 
Posted by Picasa


 
Posted by Picasa


Ingredientes

2 beringelas grandes
azeite
1 cebola
2 latas pequenas de atum em conserva
tomate pelado
Vaqueiro
sal
pimenta
queijo ralado (Emmental ou outro) q.b.

Preparação:

Lave as beringelas e corte-as ao meio no sentido do comprimento, polvilhe com sal e deixe a escorrer com a parte cortada voltada para baixo durante 30 minutos sobre papel absorvente.
Ao fim desse tempo, lave as meias beringelas, passe por água e enxugue bem.
Com uma faca afiada retire a polpa da beringela deixando uma borda de cerca de 1 cm. a toda a volta do legume.
Corte a polpa retirada às beringelas em bocados e reserve.
Frite as beringelas em azeite quente. Escorra sobre papel absorvente.
No mesmo azeite, aloure a cebola, descascada e picada. Depois da cebola loura, junte a polpa da beringela, e deixe fritar um pouco, depois acrescente o tomate, deixe cozinhar e adicione então o atum, previamente escorrido e desfeito. Deixe refogar um pouco mais e esmague tudo muito bem com um garfo.
Tempere com sal e pimenta.
Recheie as meias beringelas com o preparado de atum e polvilhe-as com o queijo ralado.
Coloque as beringelas num tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa, untado com Vaqueiro e leve a gratinar no forno até estarem douradas.

Sirva imediatamente.

Bom apetite!