quinta-feira, 28 de abril de 2011


Posted by Picasa


Desculpem a minha ausência de quase cerca de 1 ano, mas há prioridades na vida que exigem de nós empenho e dedicação, para que o sucesso desejado seja alcançado com êxito. Para além disso, a maior causa desta minha ausência, foi sem dúvida, a concretização do meu maior SONHO, que tem absorvido toda a minha energia, todo o meu amor, todo o meu carinho, toda a minha dedicação, em suma, TODO O MEU SER, que me transportou ao longo deste tempo para uma dimensão e felicidade superiores a mim mesma.

Papoutsakia - «Sapatinhos» recheados (Grécia)



Posted by Picasa



Ingredientes para 4 pessoas:

4 beringelas de tamanho médio
4 c. (sopa)de azeite e óleo para untar o tabuleiro
1 cebola grande
300 g de carne de vaca ou de cordeiro picada
300 g de polpa de tomate
1 c. (sopa) de concentrado de tomate
Sal e pimenta
1 ramo de salsa
2 c. (sopa) de pão ralado
100 g de queijo emmental ralado
40 g de manteiga
2 c. (sopa) de farinha
0,5 l de leite
Noz-moscada
2 c. (chá) de sumo de limão
1 ovo

Preparação:

1. Lave as beringelas, enxugue-as e retire-lhes os pés. Aqueça o azeite numa frigideira e deixe refogar as beringelas no lume forte, até alourarem por igual. Deixe arrefecer e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, raspe a polpa das beringelas até ficar só uma casca fina, pique a polpa e deixe de lado.

2. Descasque a cebola e corte-a em pequenos cubos. Leve ao lume juntamente com a carne picada e deixe refogar, em lume forte, mexendo sempre. Junte a polpa das beringelas. Retire a frigideira do lume por uns momentos. Pele os tomates, retire-lhes os pés e as sementes e corte-os em cubos pequenos. Misture com o concentrado de tomate e adicione tudo aos ingredientes que estão na frigideira.

3. Deixe estufar tudo em lume médio durante cerca de 5 minutos e tempere com sal e pimenta. Lave a salsa, enxugue-a ao de leve, pique-lhe as folhas e misture com pão ralado e metade do queijo. Aqueça previamente o forno a 225 graus (gás 3). Pincele um tabuleiro grande com óleo, coloque as beringelas no tabuleiro ao lado umas das outras e recheie com a carne picada.

4. Aqueça a manteiga, misture a farinha e deixe suar. Adicione o leite, mexendo sempre, e deixe levantar fervura. Deixe cozinhar em lume brando durante 5 a 8 minutos, mexendo de vez em quando. Retire o tacho do lume. Tempere o molho com sal, pimenta, 1 pitada de noz-moscada e sumo de limão. Bata o ovo, misture o resto do queijo e adicione ao molho. Deite por cima das beringelas, de modo a formar uma camada espessa, e leve ao forno (no centro) a gratinar durante aproximadamente 30 minutos.


Fonte: Cozinhas do Mundo


Bom apetite!