quinta-feira, 25 de junho de 2009

Käsekuchen (Tarte de queijo)



Desculpem a minha ausência por estas paragens, no entanto, apesar da minha falta de tempo disponível para dedicar ao blog e para que o mesmo não fique para um canto esquecido, decidi passar hoje por aqui e deixar-vos uma receita que pessoalmente me agrada imenso e que fiz já em Abril passado para o aniversário da minha cara-metade (eheheheh), só que não tinha ainda surgido a oportunidade para a postar aqui.

Existem imensas receitas do famoso "Käsekuchen", uma tarte típica alemã de queijo, mas de um queijo específico, o chamado "Quark", trata-se de um queijo feito de leite de vaca, uma espécie de queijo branco e magro, embora o seu sabor nos faça lembrar o iogurte. É utilizado em variadas e originais receitas culinárias, quando tiver oportunidade divulgarei aqui algumas delas.
Esta receita é a tradução de uma entre muitas outras receitas que tenho carinhosamente guardadas, que me fazem recuar no tempo, onde o sabor desperta as muitas recordações, lembranças e memórias sempre vivas no subconsciente.

Käsekuchen (Tarte de queijo)

Massa:

200 g de farinha
75 g de açúcar
75 g de margarina
1 ovo
1 c. (chá) de fermento

Amassar todos os ingredientes e estender sobre o fundo e laterais de uma forma amovível.

Recheio:

500 g de Magerquark
90 g de açúcar
2 embalagens de açúcar baunilhado
1 embalagem de pudim de baunilha
250 g de natas
50 g de Sauerrahm (natas azedas)
200 g de Crème fraiche
3/8 L de leite
2 ovos
2 gemas

Misturar todos estes ingredientes, deitar na forma e levar ao forno a cozer durante cerca de 45 m. a 175 graus.
Deixar arrefecer e colocar no frigorífico, depois é só decorar a gosto. No meu caso optei por colocar por cima, uns morangos cortados ao meio, sempre dá um efeito visual bonito e fresco.

Nota: Todos os ingredientes que vos possam parecer desconhecidos ou estranhos, poderão encontrá-los sem qualquer problema nos hipermercados, pelo menos no "Continente" sei a certeza de que os há.


Bom apetite!

1 comentário:

Conceicao disse...

Adoro este bolo. Realmente também me faz recuar no tempo e imagino-me a saboreá-lo num café qualquer a uns 2.500 Km de distância, acompanhado de um café de saco bem fraquinho numa mesa pequena redonda decorada simplesmente por um recipiente de açúcar em vidro que tinha uma saída em metal para que o mesmo saia sempre às pequenas doses, com vista para uma vitrine repleta de bolos de aspecto divinais, saboreando cada pedacinho e pensando que são esses pequenos momentos na vida que nos fazem felizes e que tudo o resto à volta pode parar completamente, porque o que importa é simplesmento aquele momento mágico!

Beijinhos
São