domingo, 25 de janeiro de 2009

Perna de Perú estufada com legumes

Como não tenho tido muito tempo para a cozinha, nem para andar a ver livros de cozinha, decidi fazer a perna de perú de uma forma simples e eficaz e da minha modesta autoria.



Ingredientes:

1 perna de perú;
1/2 cebolas grandes;
5/6 dentes de alho;
3/4 cenouras;
1 embalagem de couves-de-bruxelas congeladas;
2 dl de vinho branco;
sal, tomilho, colorau;
1 folha de louro;
azeite e óleo.

Preparação:

Colocar num tacho grande, um fio de azeite e outro de óleo e colocar a perna de perú, deixando fritar de um lado e de outro. De seguida, adicionar as cebolas cortadas grosseiramente, os alhos picados, o louro, o sal, o tomilho e deixar fritar mais um pouquinho e de seguida, juntar o vinho branco. Passados uns instantes, juntar as cenouras cortadas em tiras grossas. Tapar o tacho e deixar estufar em lume lento até que, a perna esteja quase cozinhada, ou seja, uns 10 minutos antes de concluída a cozedura, juntar as couves-de-bruxelas e tapar de novo até verificar que está no ponto.
Esta perna de perú levou mais ao menos 1h a estufar, mas também era bem grande, por isso, é claro que, o tempo de cozedura depende muito do tamanho da perna em questão.

Sem dúvida, que ficou muito macia e saborosa.

Bom apetite!

1 comentário:

Conceicao disse...

Pessoalmente não gosto muito de peru, mas este prato ficou realmente com muito bom aspecto e como cozinhaste com legumes, quase de certeza que iria gostar desta pernita! Parabéns!

Beijinhos,
São