quinta-feira, 2 de abril de 2009

Monsanto da Beira



Alguns tópicos importantes relacionados com a história de Monsanto da Beira:

Monsanto, ou Monsanto da Beira, é uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova. Foi sede de concelho entre 1174 e o início do século XIX.
A presença humana neste local data desde o paleolítico e a arqueologia diz-nos que o local foi habitado pelos romanos, no sopé do monte.Também existem vestígios da passagem visigótica e árabe.
O Foral foi concedido pela primeira vez em 1174 pelo Rei de Portugal e rectificado, sucessivamente, por D. Sancho I (em 1190) e D. Afonso II (em 1217).

Pela sua autenticidade, foi considerada (através de concurso) pelo Secretariado Nacional de Informação, em 1938, a aldeia mais portuguesa de Portugal com a atribuição do galo de prata.


Lenda do Castelo de Monsanto

Em tempos que já lá vão, após um prolongado cerco a Monsanto, os seus defensores desesperavam de se livrar do inimigo e encaravam com tristeza e mágoa a humilhação de uma próxima rendição pela fome. Da grande quantidade de viveres com que se haviam refugiado no Castelo restava apenas uma bezerra e uma Quarta de trigo. Foi então que uma mulher idosa se lembrou de dar o trigo à bezerra e de atirar do alto do cabeço aos sitiantes que no fundo da encosta esperavam a hora da rendição dos valentes defensores de Monsanto. A vitela ao rebentar lá em baixo pode mostrar o trigo com que a haviam alimentado, dando a ideia de que a praça se não entregaria pela fome. Enganando por este estratagema, o chefe inimigo manda levantar o cerco deixando os monsantinos em paz. Para comemorar este facto ainda hoje os rapazes e as raparigas de Monsanto, envergando fatos antigos, sobem ao Castelo acompanhados de muito povo, cantando e dançando ao som do harmónio e dos adufes e glorificando a Divina Santa Cruz. Das suas muralhas lançam um pote de barro, caiado de branco e enfeitado de flores, símbolo de bezerra dos seus antepassados.
Também nesse dia as raparigas levam nas mãos bonecas feitas de trapos, as "marafonas" vestidas à moda antiga. Simbolizam para uns as mulheres de Monsanto dançando e cantando após a libertação do cerco e para outros as reminiscências de um culto pagão muito antigo. Esta festa realiza-se no dia de Santa Cruz (3 de Maio) se for domingo, ou no Domingo seguinte em caso contrário.

Fonte: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

1 comentário:

Conceicao disse...

Adoro estas casas em pedra! Parece ser um sítio realmente lindo! ... e que não fosse no nosso Portugal!
Não imaginava que ficasse num ponto tão alto - tem realmente uma vista magnífica!

Beijos
São