terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ficus Benjamina

Maia uma planta adorável, mas esta tinha mesmo de comprar. Aqui há uns largos anos a minha amiga São ofereceu-me uma Ficus, também assim pequenina, e ela cresceu imenso, tornou-se numa árvore lindíssima, mas após largos anos de vida, morreu, como tudo na vida...
Só um detalhe..., já repararam num dos nomes populares desta planta? eheheheh

 
Posted by Picasa


Nome Científico: Ficus benjamina
Sinonímia: Ficus benjamini, Ficus nitida
Nome Popular: Ficus, figueira, fico, fico-chorão
Família: Moraceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia e Austrália
Ciclo de Vida: Perene

O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado e em condições naturais, chega a 30 metros de altura. Suas folhas são pequenas, brilhantes e perenes, de coloração verde ou variegada de branco ou amarelo. Elas têm formato elíptico com a ponta acuminada e apresentam leves ondulações nas bordas. As flores discretas e brancas não têm valor ornamental. Os frutos pequenos e vermelhos são decorativos e atraem passarinhos. Suas raízes agressivas e superficiais chamam a atenção, e não raramente racham vasos e pavimentos.

O ficus é uma árvore belíssima, largamente utilizada no paisagismo. Recomenda-se o plantio isolado desta figueira em jardins extensos e fazendas, onde o aspecto escultural do caule têm destaque especial. Plantada em vasos, também pode ser conduzida como arvoreta ou arbusto. Seu caule flexível permite que se realize trançamentos quando jovem, o que lhe dá um charme todo especial. Além disso é muito visada em trabalhos topiários, adquirindo belas formas arredondadas e compactas. Suas características a tornam bastante apropriada também para a arte do bonsai.

Infelizmente no entanto, devido a sua popularidade, o ficus vêm sendo implantado em locais impróprios, como em calçadas, ruas e próximo a muros e construções. Com o desenvolvimento da árvore, as raízes agressivas acabam provocando grandes danos às estruturas e tubulações subterrâneas, de forma que já é proibido o seu plantio em diversas cidades. Todo cuidado é pouco ao podar o ficus, sua seiva leitosa é tóxica e pode provocar irritações e alergias na pele.

Deve ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É bastante rústico, mas quando plantado em vasos, em interiores (residências, escritórios), não aprecia mudanças de lugar, correntes de ar frio, encharcamentos e ar-condicionado. Quando estressado por este fatores é comum que suas folhas amarelem e caiam, mas pode rebrotar com vigor depois de resolvido o problema. Plantas envasadas devem ser adubadas mensalmente na primavera e verão, e transplantadas para um vaso maior uma vez ao ano. Multiplicam-se por estacas lenhosas e sementes.

Fonte: http://www.jardineiro.net/br/banco/ficus_benjamina.php

1 comentário:

Conceicao disse...

Esta "ficus-chorão" é linda!
Pois - e realmente, foi há precisamente 10 anos que eu te tinha dado a ficus que tu dizes que cresceu imenso. Foi quando mudei o emprego do centro de Lisboa para o Prior Velho e podemos ficar com muitas plantas que estavam no antigo escritório e como não posso ter plantas dentro de casa, pois durante o dia mantenho as portadas fechadas e fica completamente às escuras (o que nenhuma planta aguenta), dei-te a ficus e penso que mais uma ou duas outras.
Espero que esta também te traga muita felicidade durante muitos longos anos!
São