terça-feira, 28 de outubro de 2008

Memórias...!

Desde bem pequena que me lembro de ver em todas as casas da aldeia onde ia passar férias, a típica panela de ferro com três pés, vulgarmente conhecida por pote, típica das zonas de montanha, como Trás-os-Montes e Beiras, e é sem dúvida uma memória bem presente que me trás tantas recordações e nostalgias e ainda hoje faço questão sempre que possível, reavivar esse passado. Para quem nunca teve oportunidade de se deliciar com o sabor autêntico e genuíno, assim como da visão tão típica e rústica "de uma panela de ferro a fervilhar nas brasas...", só posso sugerir vivamente.


O que as cozinheiras de antigamente diziam acaba de ser comprovado cientificamente: panelas de ferro podem ajudar a prevenir ou curar anemias. Pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) indica que cozinhar alimentos nesse tipo de panela chega a suprir cerca de 20% das necessidades diárias de ferro do organismo.

Para chegar a esse resultado, a nutricionista Késia Diego Quintaes fez um estudo que envolveu 58 estudantes, com idade entre 13 e 24 anos, do IAEMG (Instituto Adventista de Ensino de Minas Gerais), em Lavras.

A instituição foi escolhida porque adopta alimentação vegetariana. Quem segue esse tipo de dieta corre mais risco de desenvolver. O ferro não-heme, disponível nos vegetais, é absorvido em menor proporção pelo corpo do que o ferro heme, presente em alimentos de origem animal. O organismo necessita de ferro para produzir hemoglobina, complexo protéico que transporta o oxigênio no sangue..., explica a nutricionista.

Os voluntários fizeram exames de sangue antes e após 12 semanas de utilização das panelas de ferro. De acordo com a pesquisadora, esse tipo de panela libera ferro não-heme e transmite-o aos alimentos. Isso aumenta a concentração do mineral na comida.

"Retirado da Folha de S. Paulo"


Uma simples curiosidade: No primeiro dia da Norcaça de 2007, foi apresentado públicamente, um pote com capacidade para mil litros, com uma tonelada e de 2,1 metros de altura e 1,6 metros de diâmetro. Tratava-se de uma peça de ferro inteira, que requereu, por isso, um molde especial para a sua fundição.

A estreia desta panela candidata ao Guiness teve a confecção de um jantar para mais de duas mil pessoas, que consistiu num guisado de 18 javalis.

1 comentário:

Conceicao disse...

Realmente não fazia ideia que cozinhar em panelas de ferro podia aumentar a percentagem do mesmo nos alimentos. Pesquisa muito interessante e tudo o que vem por bem para a saúde é importante!

Bjs.
São