domingo, 4 de janeiro de 2009

Azevias de batata-doce

Este Natal decidi fazer azevias de batata-doce, pois nunca tinha feito, foi uma estreia e gostei tanto que fiz de novo para a passagem de ano, só que fiz miniaturas, para que rendesse mais, mas dá muito mais trabalho.



Recheio

500 gr. de batata-doce
1,5 dl de água
300 gr. de açúcar
1 colher (de café) de canela em pó
1 limão (raspa)
2 gemas

Massa

500 gr. de farinha
4 c. (de sopa) de manteiga
1 cálice de aguardente
sal fino q.b.
1,5 dl de água
óleo para fritar
açúcar e canela q.b.

Preparação do recheio:

Coza as batatas, reduza-as a puré e reserve. Ferva a água com o acúcar até obter ponto de fio. Adicione o puré de batata doce, a canela em pó e a raspa do limão. Envolva bem, leve ao lume e mexa continuamente. Retire do calor, assim que vir o fundo do tacho, ao passar com a colher.
Deixe o creme arrefecer. Misture as gemas, envolva tudo muito bem e leve de novo ao lume alguns minutos a espessar, retire do calor e deixe em repouso por várias horas, enquanto arrefece.

Preparação da massa:

Numa superfície de trabalho, disponha a farinha e faça uma cavidade, na qual vai colocar a manteiga, a aguardente, o sal e a água. Trabalhe a massa até ficar homogénea e moldável. Forme uma bola e deixe-a descansar durante 30 minutos.
Estenda a massa com o rolo sobre uma superfície polvilhada de farinha.

Sobre metade da massa, distribua espaçadamente montinhos do recheio de batata-doce. Dobre a outra parte da massa e una bem as extremidades. Corte as azevias com o auxílio de um copo, ou com um cortador de rissões. Repita a operação até esgotar os ingredientes. Frite-as em óleo quente. Escorra-as sobre papel absorvente e polvilhe-as com uma mistura de açúcar e canela.

Ficam deliciosas!

1 comentário:

Conceicao disse...

Nem sou grande apreciadora de azevias, mas "para variar" estas têm um aspecto de não poder resistir MESMO!
Consegues sempre transformar qualquer cozinhado de uma forma, que mesmo que não se goste normalmente, se passe a gostar da tua versão incondicionalmente ... não há nada a fazer ... rendo-me ...

Jókas!
São