sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Bolo de bolacha e chocolate




Fiz este bolo de bolacha para uns amigos que vieram cá a casa a cear...sim, sim, foi mesmo para cear, visto não ter dado para jantar...lolololol

Tive de fazer algumas alterações à receita..., ou seja, em vez de bolachas rectangulares (que não encontrei), utilizei bolachas short-cake e em vez de licor de cereja (que também não tinha), utilizei vinho do Porto.
A receita original não reveste o bolo com o creme de chocolate, nem é sequer polvilhado com o miolo de noz, foi simplesmente um toque pessoal.

Ingredientes:

3 folhas de gelatina;
2 cálices de licor de cereja;
2 dl de natas;
4 c. (de sopa) de leite condensado;
100 g de chocolate em tablete para culinária;
36 bolachas rectangulares;
2,5 dl de leite

Preparação:

Corte as folhas de gelatina em pedaços pequenos e junte-as ao licor. Deixe-as de molho. Bata as natas e adicione-lhes o leite condensado. Derreta o chocolate em banho-maria. Retire e deixe arrefecer um pouco. Envolva-o no preparado de natas. Retire três colheres, de sopa, do creme e junte-lhe as folhas de gelatina escorridas. Leve ao lume, em banho-maria, mexendo até derreter. Torne a juntar ao preparado de chocolate e reserve alguns minutos no frigorífico. Aqueça o leite. Passe as bolachas por este e coloque-as sobre o prato de servir. Coloque o creme de chocolate num saco de pasteleiro, de boquilha frisada, e coloque pequenos beijinhos de creme sobre as bolachas. ou então, se não tiver saco de pasteleiro, coloque simplesmente o creme de chocolate por cima das bolachas. Faça as camadas seguintes até esgotar o creme e as bolachas. Sirva bem fresco.

O aspecto ficou, como podem verificar...magnífico!
Quanto ao sabor, ficou realmente muito bom, só que devo aconselhar a utilizarem as bolachas Maria rectangulares, pois as que eu utilizei tornaram o bolo um pouco seco, mas não foi por isso que se deixou de comer. Tenciono numa próxima vez utilizar outras bolachas para comparar.

2 comentários:

Conceicao disse...

Estava realmente delicioso ... aquele chocolate cremoso a derreter-se na boca ... hmmm ...
Fazia lembrar o chocolate dos antigos "Garibaldis" - lembram-se?? delicioso!
Aliás - só a apresentação diz tudo!

Continua, que vais no bom caminho!
Bjókas
São

Unknown disse...

Que aspecto...maravilhoso:)
És fantástica amiga***