terça-feira, 24 de novembro de 2009

Amor-perfeito

Há falta de um jardim como deve de ser, decidi transformar a minha minúscula varanda num pequeno jardim, nem que seja para me fazerem companhia e alegrarem um pouco o meu espaço, e claro está, que não consegui resistir a estes amores-perfeitos, agora só espero que se aguentem, pois são florzinhas tão sensíveis e delicadas...

 
Posted by Picasa


Nome científico: viola
Família: violáceas
Origem: Europa Ocidental

Existem centenas de formas disponíveis de violas com flores em diversos tons de dourado, laranja, carmim, roxo, preto, azul, lilás e branco. Tradicionalmente são vivazes compactas, de crescimento em tufos, com flores encantadoras e por vezes perfumadas, como a clássica viola odorata. Os amores perfeitos incluem híbridos mais vistosos, de flores maiores, quase sempre sem perfume.
Precisam de um solo fértil, rico em húmus e com boa drenagem. Devem ser semeados no fim do Inverno para ter flores no Verão ou no Verão para ter flores no Inverno ou na Primavera.
Apenas no século XIX começaram a surgir em jardins as primeiras espécies de violas. Foi na década de 1820, que 2 jardineiros amadores ingleses se dedicaram ao melhoramento desta planta. A selecção foi feita no sentido de conseguir formas cada vez maiores e melhores. Alguns anos mais tarde já se encontravam identificadas cerca de 400 variedades.

Cultivo: fácil
Exposição: luz ou sombra
Temperatura: até os 10º-15º
Rega: constante
Floração: Primavera e Verão
Altura: 15-20 cm
Transplantação: começo da Primavera e finais do Verão
Cuidados: eliminar as partes secas ou deterioradas

Fonte: http://sabesumacoisa.blogspot.com/2006/01/plantas-de-inverno-amores-perfeitos.html

Curiosidades:

O amor-perfeito é também conhecido como viola tricolor.

Na linguagem das flores, os amores-perfeitos estão ligados às recordações e aos pensamentos.
O seu nome científico é viola tricolor o que faz pensar que é da mesma família que as violetas.

Também se chama «erva-da-trindade» em homenagem à Santíssima Trindade. E porquê? Porque as cores do amor-perfeito são 3 como as entidades da Santíssima Trindade.

Em França, amor-perfeito diz-se «pensée» ou seja, pensamento, daí que as mulheres dos marinheiros, na Bretanha, dessem um pouco de terra dos amores-perfeitos aos seus maridos para que não se esquecessem delas e da família.

Em Inglês, chama-se pansy.
É o mensageiro da correspondência sentimental e costumava aparecer nos cantinhos dos postais ou então em cestas que lindas meninas do campo carregavam serenamente.

Na Mitologia Grega, é o símbolo da glorificação do trabalho e, por isso mesmo, esteja dedicada à Deusa Minerva.

http://amorizade.weblog.com.pt/arquivo/linguagem_das_flores/

2 comentários:

Conceicao disse...

Já soube que tinham ido "às flores". Acho uma excelente ideia!! As flores só podem trazer-nos felicidade e um pouco da beleza que há fora das cidades, fazendo-nos sentir mais vivos.
Em relação à tua escolha dos amores-perfeitos (sabes que em espanhol se chamam "Pensamientos"? - porquê será? - fica a questão no ar...), acho que os deverias ter comprado só na primavera, porque são realmente muito sensíveis e não costumam aguentar o inverno. Mas se os meteres do lado de dentro da varanda e protegidos do frio e chuva, talvez consigam aguentar-se.
São lindos!

Anónimo disse...

Olá Paulinha!! Já vi que andas numa de jardinagem! Os amores perfeitos são das minhas flores preferidas! As preferidas mesmo são as tulipas. Bjs. Elsa