quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Gardénia

Esta planta também é lindíssima, só tenho de esperar que chegue a Primavera para ver as flores lindas que ela irá dar (bem espero), depois nessa altura coloco aqui uma fotografia.

 
Posted by Picasa


A gardénia é uma planta ornamental da família das rubiáceas, também chamada de jasmim-do-cabo. De origem chinesa, é um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura.

No início da primavera, a gardénia começa a cobrir-se de belas e perfumadas flores brancas. O seu perfume doce e intenso já inspirou até boleros e rendeu-lhe o nome popular de jasmim-do-cabo, mesmo não sendo uma espécie da família dos jasmins.

O responsável pelo nome “gardénia” foi o botânico americano Alexander Garden. Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardénia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardenia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardenia augusta.

Além das flores que, sem dúvida, são o verdadeiro espectáculo da planta, a gardénia produz uma folhagem verde escuro muito bela e brilhante, com o detalhe de que as folhas não caem durante o inverno.

Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Gard%C3%AAnia

2 comentários:

Conceicao disse...

Mais uma?? Bem - a tua casa agora deve parecer mesmo um jardim!! E esta é um espectáculo! Já tive várias e são lindas - há imensas cores! Qual vai ser a desta?
Beijinhos!
São

telegrama disse...

será que se dá em varandas?


(http://c-o-i-s-a-s.blogspot.com)