terça-feira, 24 de novembro de 2009

Impatiens Walleriana

Aqui está mais uma bela planta, à qual também não resisti. A ideia era colocá-la na minha varanda, mas optei por a pôr dentro de casa, pois, segundo me informaram, tanto se dá no exterior como no interior. Vamos aguardar a ver onde é que ela prefere estar.

 
Posted by Picasa


A maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana) é uma planta da família das balsamináceas, conhecida também pelo nome de beijo-turco.

É uma espécie nativa do leste da África, na região do Quênia e de Moçambique. É uma planta herbácea perene que cresce de 15 a 60 centímetros de altura, com grandes folhas lanceoladas con 3 a 12 cm de comprimento e 2 a 5 cm de largura. As folhas são alternadas na maior parte, embora possam ser opostas perto do topo da planta. As flores possuem cinco pétalas e podem ser das mais diversas cores.

Planta de folhas macias e caule suculento e verde com diversas variedades. Muito fácil de cultivar, não exige cuidados especiais. Adaptou-se tão bem ao Brasil que surge espontaneamente em jardins urbanos e matas naturais, sendo considerada daninha em determinadas situações (por isso é chamada de maria-sem-vergonha). Forma frutinhos verdes e suculentos, ocos, com muitas sementes, que quando maduros estouram ao mais leve toque. É uma planta excelente para cultivar com as crianças. De crescimento rápido, gosta de humidade e prefere o calor.

Com o tempo perde a beleza, portanto é tratada como anual, devendo ser replantada. Deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica com regas freqüentes, a pleno sol ou a meia-sombra. Pode ser cultivada em vasos e floreiras, ou em maciços e bordaduras no jardim. Multiplica-se por sementes e estaquia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Impatiens_walleriana

2 comentários:

Conceicao disse...

Muito bonita esta Maria-sem-vergonha! Fazes bem em mantê-la por enquanto dentro de casa, porque também é sensível ao frio e as suas flores não iriam aguentar as baixas temperaturas do inverno. Acho que quando o tempo aquecer na Primavera, ela irá adorar o ar livre!

Anónimo disse...

Eu amo essa plantinha eu mesm o tenho uma da cor roxa e branca .