domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bacalhau relvado

Criar é sempre bom, seja de forma total ou parcial, por isso, degustem este prato de bacalhau, que não sendo uma receita desconhecida o puré confeccionado com batatas e bróculos foi uma inspiração para o acompanhar.
Gostam do nome que atribuí a esta receita?

 
Posted by Picasa


 
Posted by Picasa


Ingredientes:

2 postas de bacalhau;
azeite q.b.;
2 cravinhos;
4 dentes de alho;
2 cebolas;
1 folha de louro;
1 raminho de salsa e coentros;
2 folhas de papel de aluminio

Preparação:

Corte as folhas de papel de aluminio à medida das postas de bacalhau e coloque-as sobre um tabuleiro; dê-lhe forma côncava, deite-lhe dentro um pouco de azeite e coloque depois o bacalhau enxuto, o cravinho e dois dentes de alho; regue com mais um pouco de azeite.

Embrulhe o bacalhau com cuidado para que as espinhas não furem o papel e leve ao forno a 200 graus, cerca de 15 minutos. Entretanto, descasque as cebolas e corte-as às rodelas; leve-as a fritar num pouco de azeite quente com a folha de louro e o raminho de salsa e coentro picadinhos. Retire o bacalhau do forno e, com cuidado, desembrulhe-o. Coloque-o num prato de serviço. Por cima, disponha a cebola frita e ao redor do bacalhau o puré de batatas e bróculos. Decore a gosto.

Puré de batatas e bróculos

Ingredientes:

500 gr. de batatas;
500 gr. de bróculos;
50 gr. margarina;
leite q.b.;
sal e pimenta q.b.
1 pitada de noz moscada

Preparação:

Coza as batatas e os bróculos em água temperada com sal e depois de tudo bem cozido escorra a água. Esmague as batatas e os bróculos com o passe-vite. Coloque de novo no tacho; adicione o leite suficiente até adquirir a consistência pretendida e de seguida a margarina. Mexa tudo com cuidado para não deixar pegar no fundo do tacho. Tempere com pimenta e com a pitada de noz-moscada. Depois de ferver um pouco retire do lume e sirva.

Ficou delicioso! Espero que sejam da mesma opinião.

2 comentários:

Conceicao disse...

Muito original e deve ter ficado realmente uma delícia!!
... e o nome também está engraçado ;-)
Bjs.
São

Orlando Gonçalves disse...

Quanto ao nome, está muito bem aplicado, quanto ao aspecto está optimo, o sabor é que não sei como será pois ainda não tive oportunidade de o provar.
Já agora há muito tempo que não me convidas para um jantarzinho. Para quando um convite :) ?????