quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Bacalhau em papelote


Originário das águas frias e límpidas dos mares que circulam o Pólo Norte, o bacalhau é um alimento milenar: registos mostram a existência de fábricas para seu processamento na Islândia e na Noruega desde o século IX.
O mercador holandês Yapes Ypess foi o primeiro a fundar uma indústria de transformação na Noruega, por isso, é considerado o pai da comercialização do peixe industrializado.
Mas os grandes pioneiros no consumo do bacalhau são os Vikings que, ao descobrirem o peixe, passaram a secá-lo ao ar livre (na época o sal não existia) até endurecer – perdendo cerca da quinta parte de seu peso – para poder consumi-lo aos pedaços nas suas longas viagens marítimas.
Já na Idade Média, o bacalhau ganhou o título de alimento durável e com sabor mais agradável que o dos outros pescados salgados. Para a população pobre que raramente podia comprar peixe fresco, o bacalhau era um prato "cheio" porque era barato e tinha alto valor nutritivo. Informação retirada aqui: http://www.noruega.org.br/

Das mil e uma maneiras de confeccionar o "fiel amigo", deixo-vos aqui uma receita muito saborosa e fácil.

1 posta de bom bacalhau por pessoa;
cebola e alho picados;
pimentos vermelhos (menos indigestos);
algumas gambas;
azeite;
pimenta e louro

Refogar em azeite, a cebola e o alho picados, colocar o louro e temperar com pimenta, de seguida adicione o pimento cortado em tirinhas e deixe refogar mais um pouco. Coloque cada posta de bacalhau em folhas de alumínio (corte folhas suficientemente grandes) e distribua por cima de cada uma delas, um pouco do refogado, umas gambas e feche muito bem, para que não deite por fora e leve ao forno quente, durante cerca de 20m. E pronto já está!

Bom apetite e bons cozinhados!

2 comentários:

Conceicao disse...

Mais uma receita que parece fácil, tem um aspecto delicioso e que deve ser saborosíssima!
Continua que vais no bom caminho!

Bjs.
São

Elsa disse...

Ola! Adoro as tuas receitas que são tão faceis de fazer e ficam optimas! Para quem nao gosta da cozinha como eu, este tipo de receitas faceis e rapidas sao o ideal! Continua que eu estou a adorar e a aprender coisas novas!!! Bjs. Elsa