sábado, 15 de novembro de 2008

Perna de borrego assada

Queria fazer perna de borrego para o jantar de hoje, só que de uma forma diferente do habitual, e então vi uma receita que me abriu o apetite e como tenho uma geleia de marmelo, feita por mim há já algum tempo, aproveitei e decidi fazer então esta receita que vos apresento aqui. Para quem gosta do sabor agridoce vai com toda a certeza apreciar.



1 perna de borrego (com cerca de 1,5 kg)
azeite
tomilho
alecrim
sal e pimenta

Para o molho:
3 colheres (sopa) de geleia de marmelo
2 colheres (chá) de farinha maizena
1 caldo de carne
1,5 dl de vinho branco

Prepare a perna de borrego. Coloque-a numa assadeira pincelando-a bem com azeite. Polvilhe-a com 1 colher de chá de pimenta, sal e ervas aromáticas, tomilho e alecrim. Acrescente um pouco mais de azeite.
Leve a assar em forno bem quente, inicialmente, cerca de 20 minutos. Reduza o calor e mantenha o assado no forno mais 45 minutos. Vá regando com o molho e um pouco de vinho branco.

Para o molho:
Leve ao lume o caldo de carne aromatizado com o vinho branco. Deixe levantar fervura. Junte cuidadosamente a geleia de marmelo e vá mexendo até a geleia derreter.
Dissolva a farinha maizena num pouco de água fria, para não encaroçar e acrescente ao preparado, sem deixar de mexer, até adquirir a consistência desejada.

Depois de decorrido o tempo indicado para o assado, retire-o do forno. Coloque-o num prato largo de ir à mesa e regue com o molho bem quente.

Caso não goste dosabor agridoce, pode confeccionar a perna de borrego como é descrita na receita, só que sendo assim, não faz o molho, também fica deliciosa.



Para além das batatinhas no forno, fiz este arroz de couve, que combinou muito bem.



Um prato delicioso e fica com uma apresentação fantástica. Pretendo repetir!

2 comentários:

Conceicao disse...

Beeeem ... o Chorão bem pode continuar a praticar bastante desporto, porque com pratos destes práticamente todos os dias, não há balança que aguente ! lol lol lol

Beijinhos!!
São

PS: e quando é que há uma tupperwarezinho com umas amostrinhas destas deliciosas aqui para a je? hã??
jókinhas

Orlando Gonçalves disse...

Bem eu ficava-me pelo arroz de couve, que optimo aspecto, uhumumhumuhm