quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bolo de carne

De vez em quando gosto de "vasculhar" em revistas antigas receitas gastronómicas e vai daí, encontrei este prato económico e até de certa distinção na Tele-Culinária/1982 e o resultado foi fabuloso. Adorei!

 
Posted by Picasa


Ingredientes:

4 batatas médias
sal, pimenta e noz-moscada q.b.
2 colheres (sopa)de farinha de trigo
2 ovos
60 g de margarina
1 chávena (chá) de leite quente
pão ralado q.b.

Para o recheio:
1 colher (sopa) de margarina
1 cebola grande, picadinha
100 g de presunto ou chouriço de carne
300 g de carne picada
1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo
1 chávena de leite quente
1 cubo de caldo de carne
1 colher (sopa) de salsa picada

Preparação:

Unte o fundo da forma, forre-o com uma rodela de papel vegetal, volte a untar e polvilhe com pão ralado. Coza as batatas inteiras com pele e depois de cozidas pele-as, corte-as em pedaços e passe-as, enquanto quentes, pelo passe-vite. Junte ao purá o resto da margarina, a farinha e as gemas e amasse rapidamente com colher de pau; junte a chávena de leite quente, aos poucos, mexendo sempre. Deite uma pitada de sal nas claras, levante-as em castelo bem firme, misture-as com cuidado no puré, sem bater, e tempere de sal, pimenta e noz moscada.

Enquanto as batatas cozem e faz o puré, prepare o recheio. Pique o presunto ou chouriço. Num tachinho, leve ao lume a aquecer a colher de margarina, junte-lhe a cebola picada e vá mexendo, quando alourar um pouco, junte-lhe o presunto ou chouriço e a carne, mexa e deixe estufar 2 ou 3 minutos sobre o lume, mexendo de vez em quando; junte depois a colher de farinha de trigo e o cubo de caldo, mexa muito bem e adicione a chávena de leite quente aos poucos, mexendo sempre; deixe fervilhar um pouco sobre o lume, sem parar de mexer, depois misture-lhe a salsa picada, retire do lume, verifique o sal e tempere de pimenta ou picante, a seu gosto.

Deite na forma metade do puré e alise.

Sobre este puré, espalhe e alise o recheio.

Cubra com o restante puré e volte a alisar. Leve a cozer 30 m. em forno bastante quente.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, descole dos lados e vire sobre o prato de serviço. Desenforme com cuidado, tire o papel e sirva decorado com salada.

Esta receita dá, à vontade, para 6 pessoas.

Bom apetite!

1 comentário:

Conceicao disse...

Só pelo tamanho do texto dos ingredientes e modo de preparação, já estou cansada...

Já pensaste em fazer estas coisas para fora?? Tipo - as pessoas ligam, tu fazes, e elas pagam-te ?! Se tu adoras fazer estas coisas (ainda por cima complicadíssimas!) e a maior parte das pessoas ou não sabe, não quer fazer, não tem paciência (que é mais o meu caso) ou simplesmente NÃO TEM TEMPO - então porquê não fazeres tu para elas ??!!

Aposto que seria um sucesso!!

Força miga - acho que serias uma empresária sem mãos a medir!

Leitores do blog: O QUE ACHAM DA IDEIA ??