domingo, 2 de maio de 2010

Feijoada com couve portuguesa

Já me andava a apetecer comer uma feijoada! Ontem após ter feito o pão de centeio, fiz esta feijoada simples e magra, à qual costumo também adicionar cenouras, só que como as não tinha em casa e como não tive hipótese de as comprar em lugar algum..., mas não foi por isso que se deixou de comer.:)

 

 
Posted by Picasa


Ingredientes:

700 g de carne de vaca
500 g de entremeada
500 g de feijão branco
2 cebolas médias
3 cravinhos
Dentes de alho a gosto
1 cenoura
1 chouriço de carne pequeno
1 couve portuguesa pequena
0,5 dl de azeite
1 dl de vinho branco
Sal, pimenta e cominhos em pó q.b.
colorau, q.b.

Confecção:

Na véspera, demolhe o feijão. No próprio dia, coza numa panela de pressão o feijão em água com sal, uma cebola descascada e os cravinhos espetados nela, juntamente com a carne de vaca e o chouriço durante cerca de 20 minutos.
Descasque a cebola restante e os dentes de alho e pique ambos. Descasque a cenoura e corte-a em rodelas. Depois de cozido corte o chouriço de carne também em rodelas e a carne de vaca em pedaços. Arranje a couve e "esfarrape" aos bocados.
Refogue a cebola e os dentes de alho picados no azeite, junte a entremeada, polvilhe com um pouco de colorau, sal e deixe fritar. De seguida, adicione a cenoura, deixe refogar mais um pouco e refresque com o vinho branco. Depois de breve cozedura, acrescente a couve e o caldo onde cozeu o feijão (o suficiente para permitir a sua cozedura). No final, junte a carne de vaca, o chouriço, o feijão e deixe estufar em lume brando para que os sabores se misturem. Tempere com sal, pimenta e cominhos em pó. Sirva de imediato.

Acompanhamento: Arroz branco

Bom apetite!

2 comentários:

Conceicao disse...

Não conheço ninguém que hoje em dia ainda demolhe o feijão e o coza ... tu realmente é única e genuína na comida que fazes!! Já não há pessoas assim!!!

jalmir disse...

Nossa! Pensei que fosse uma sopa!