sexta-feira, 14 de maio de 2010

Lombo de porco com maçã

Este prato leva algum tempo a confeccionar, mas o resultado final vale bem o esforço. A receita foi retirada do fascículo nº 27 de "O melhor da Cozinha Portuguesa". Tive de duplicar as quantidades, pois, o "meu" lombo era bem maior, e quanto ao recheio, só utilizei tâmaras e nozes.
Nada mais apetecível e agradável como saborear um bom prato entre uma boa conversa na companhia de amigos e um bom vinho...

 
Posted by Picasa


 
Posted by Picasa


Ingredientes:

600 g de lombo de porco
100 g de ameixas ou tâmaras
100 g de alperces
100 g de miolo de noz
100 g de miolo de avelã
1 dl de vinho branco
1 dl de azeite
2 maçãs Starking
2 maçãs Granny Smith
150 g de castanhas congeladas
Sal, pimenta, manteiga q.b.

Preparação

Com uma faca bem afiada, corte a peça de carne ao meio, dando-lhe uma forma rectangular. Pique as tâmaras e as nozes; disponha tudo por cima da carne. Ligue o forno a 180 graus.
Enrole a carne pressionando-a ligeiramente, e ate-a com fio de cozinha, para não perder a forma. Transfira-a para um tabuleiro, tempere-a com sal e pimenta e regue-a com o vinho e o azeite. Leve a meio do forno, durante 40 minutos.
Entretanto, corte as maçãs em gomos e salteie-as, juntamente com as castanhas num pouco de mateiga; reserve. Retire a carne do forno, corte-a em fatias e coe o molho. Sirva a carne com as maçãs e as castanhas salteadas.

Bom apetite!

1 comentário:

Conceicao disse...

Pensei em fazer uma grevezita até postares também no "nosso" blog...
E como ontem finalmente resolveste "colaborar", então aqui vai a minha preciosa opinião referente a mais uma iguaria: "E porquê não me convidaste??" ok, ok, não digo mais nada ... até porque eu não tenho que me queixar. Mas este lombo deve ter estado delicioso!!